• Atendimento: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h
  • 09
    13
    17

Lamana Paiva e Bruno Santolin abordam sobre a Regularização Fundiária e a MP 759/2016

No dia 10 de junho, a Escola Notarial e Registral do Espírito Santo (ENORES) realizou mais um evento com total êxito. O tema “Teoria e Prática da Regularização Fundiária e a MP 759/2016 – Direito de Laje”, ministrado por João Pedro Lamana Paiva e Bruno Santolin Cipriano teve recorde de inscrições presenciais.


Devido a grande procura por vagas, iniciamos o nosso projeto de transmissão online e ao vivo das palestras. O projeto piloto contou com várias inscrições, atingindo além do Espírito Santo, Notários e Registradores dos Estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Minas Gerais.
 

Lamana Paiva é Oficial do 1º Registro de  Imóveis de Porto Alegre, Capital do Rio Grande do Sul e já presidiu  o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). O registrador abre o evento agradecendo o convite por  estar novamente em Vitória e pela oportunidade de abordar sobre a regularização e a nova Medida  Provisória, no qual ele destaca muito cautela. 
 
 Ele ressalta que a Regularização Fundiária no País é um conceito aberto e amplo (nível Estadual e Federal), o qual a todo o momento recebe alguma alteração, um fato novo, através das Corregedorias que procuram  regularizar e nos fornecer o caminho a fim de tirar da irregularidade os imóveis.
 
O foco, de acordo com o palestrante, é a prevenção, dessa forma irá viabilizar as regularizações ordinárias a fim de evitar a propagação de situações clandestinas.
 
Bruno Santolin, Registrador de Imóveis da Cidade de Vargem Alta, entende que a Medida Provisória é objeto de algumas críticas por parte de alguns setores da sociedade, em linhas gerais as alterações aprovadas na câmara e senado (PL 12/2017) melhoraram o texto da MP 759/2016, que remetia muitos dos seus dispositivos para regulamentação futura. 
 
“Lamenta-se, por fim, que ainda impera no Brasil um culto à anistia para situações irregulares. No âmbito urbanístico, tal cultura é nefasta para o crescimento sistemático das cidades – especialmente para aquelas que luta pelo seu crescimento ordenado e sustentável”, finaliza.

Material do curso:
João Pedro Lamana Paiva
- Teoria e Prática da Regularização Fundiária - Clique aqui

Bruno Santolin Cipriano
- Cartilha Federal MP 759/2016 (Páginas 31 à 60)  - clique aqui
- Palestra Direito de Laje -  Clique aqui
- Palestra Regularização Fundiária - Clique aqui

Por Elaine Viana

Tags: regularizacaofundiaria