• Atendimento: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h
  • 09
    13
    17

O que é e como fazer uma Notificação Extrajudicial eletrônica?

O processo é realizado pelos Cartórios de RTD e pode ser feita eletronicamente pela Central, direto do seu escritório ou da sua casa.



Entre tantos os serviços que podem ser feitos pela nossa Central RTDPJBrasil, um deles se chama Notificação Extrajudicial. Já ouviu falar? Sabe pra que serve? E quando usar? O objetivo desse artigo é sanar algumas dúvidas referentes a esse serviço.

O que é?

A notificação extrajudicial é um ato praticado pelos Cartórios de Registro de Títulos e Documentos, o principal objetivo do documento é tornar público e de forma incontestável o conhecimento de seu conteúdo e teor por parte do notificado. Os profissionais, como advogados, utilizam destas vias para resolução de problemas como:

Tentativa de conciliação
Solução por vias amigáveis
Provas iniciais
A notificação permite que o documento adquira eficácia jurídica.

Pra que serve?

As notificações mais comuns são comunicação de prazo para que o inquilino exerça direito de preferência, constituição em mora do devedor insolvente, entrega de duplicatas de prestação de serviços, pedido de retomada de imóvel, comunicação de revogação de poderes em procuração.

O processo pode ser realizado eletronicamente, através da nossa Central. Veja abaixo um breve tutorial de como realizar sua notificação.

Como fazer uma notificação extrajudicial de seu computador

O sistema permite que você digite o texto da notificação diretamente na Central, faça upload de um arquivo PDF ou envie um arquivo com uma assinatura eletrônica. Após construir sua notificação, você deve assinar eletronicamente usando seu e-CPF ou e-CNPJ. Logo depois, as notificações serão automaticamente distribuídas para o cartório onde irão ser executadas, ele informará o valor do serviço, que aparecerá em sua área de trabalho para pagamento. Verifique o seu boleto e logo após o pagamento o cartório já iniciará a execução do serviço de notificação.

Agora que você já sabe quando utilizar a notificação extrajudicial, pode entrar na nossa Central e realizar o processo tranquilamente de seu escritório ou casa.
 
Fonte: Central RTDPJBrasil