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Cartórios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba registram mais de 2.400 legalizações para dupla cidadania e estudos no exterior

Nos cinco primeiros meses de prestação do serviço de apostilamento pelos cartórios, número cresceu consideravelmente. Serviço permite a legalização de documentos para uso no exterior


Passados cinco meses do início da prática de apostilamento pelos Cartórios – Legalização de documentos brasileiros para utilização no exterior para obtenção de dupla cidadania, entre outros fins – como estudar ou exportar produtos para o exterior – os Cartórios da região do Vale do Paraíba já realizaram aproximadamente 2.400 legalizações.

O número é maior do que o total de Estados como Maranhão, Rondônia ou Mato Grosso que já operam há um ano em suas capitais. O Estado de São Paulo conta com 302.480 documentos certificados. No Brasil o número ultrapassa a marca 1 milhão, em um período de um ano de prática do ato nas capitais.

A procura maior do serviço nos cartórios se deu no mês de julho, período que coincide com as férias escolares e com a busca por cursos no exterior. Dados de universidades portuguesas, por exemplo, mostram um aumento significativo e recente na busca de brasileiros por graduação e pós-graduação no País. Só no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, por exemplo, o volume de pedidos de visto de estudante nos primeiros cinco meses de 2017 foi 148% maior do que o mesmo período de 2016. Já as solicitações de vistos de residência para estudos de mais de um ano aumentaram 320%.

Para o oficial do 2º Cartório de Registro Civil de São José dos Campos, Luis Carlos Vendramin Júnior, tal resultado mostrou-se positivo e decorre da busca cada vez maior da população por novas oportunidades. “A busca por este serviço tem crescido mês a mês e, uma vez que a população vem buscando cada vez mais qualificação e oportunidades no exterior”, disse.

Regulamentada em agosto de 2016 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Convenção da Apostila da Haia agiliza e facilita o processo de legalização de documentos para que os mesmos tenham validade para uso no exterior. O tratado envolve 112 países e foi assinado pelo Brasil em 2015.

Entre os principais documentos que podem ser legalizados em Cartório para ter validade no exterior estão principalmente aqueles relacionados à obtenção de dupla cidadania, como as certidões de nascimento, casamento e óbito, além de diplomas universitários, atestados de antecedentes criminais, procurações, escrituras, matrículas de imóveis, documentos pessoais e administrativos, declarações oficiais em documentos privados, reconhecimento de assinatura, contratos, entre outros.

Até a delegação deste serviço aos Cartórios, para um documento público ter validade no exterior era preciso submetê-lo a uma série de etapas, como a tradução juramentada, a autenticação no Ministério das Relações Exteriores (MRE) e depois reconhecer a autenticação em uma embaixada ou consulado do País estrangeiro, em processo que demorava meses. Agora, basta apenas ir ao Cartório para sair com o documento validado.

A Apostila da Convenção de Haia consiste em um certificado utilizado em território internacional como facilitador de transações comerciais e jurídicas. Através de um selo aplicado pelo cartório confere-se veracidade, valor legal e autêntico ao documento, que pode ser utilizado em todo o Brasil - em caso de documentos produzidos no exterior - e, nos 111 países signatários da Convenção da Haia, em caso de atos originários do País.

Fonte: Anoreg SP