• Atendimento: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h
  • 09
    13
    17

Congresso Nacional dos Cartórios debaterá o Protesto Eletrônico de sentenças judiciais – (Jornal do Protesto)

Segundo dia do Convergência 2017 apresentará o funcionamento do E-Protesto, ferramenta eletrônica de inclusão de dívidas oriundas de sentenças judiciais.


Após a divulgação da programação da edição de número 15 do Convergência – o Encontro Nacional de Tabeliães de Protesto de Títulos e Documentos de Dívida –, que será realizado em Belém, no Pará, o Jornal do Protesto traz uma série especial de matérias que detalham o evento que será realizado durante os dias 20 e 22 de setembro, no Salão Karajás, do Hotel Princesa Louçã, na cidade de Belém.

No segundo dia do Convergência, uma das palestras será do executivo de novos produtos de empresa especializada em tecnologia que é responsável por 70% dos sistemas eletrônicos dos Tribunais de Justiça (TJs) do Brasil – Marcos Ferraz Ganga, que durante 30 minutos explanará sobre o tema “Apresentação de Protesto Eletrônico para certidão de sentença de todos os Tribunais de Justiça (e-protesto)”.

De acordo com Marcos Ganga, em entrevista exclusiva ao Jornal do Protesto, “o desenvolvimento de uma plataforma exclusiva para advogados que protestam títulos de seus clientes, permitirá a democratização ao acesso do protesto extrajudicial aumentando a receita dos tabeliães e beneficiando a sociedade”.

Após um ano de desenvolvimento do software, Ganga revela que um estudo aprimorado foi feito para a inclusão de processos, incluindo os protestos eletrônicos, bem como para o atendimento de outras áreas pertinentes às ações dos advogados como nas áreas cíveis e do trabalho, por exemplo.

Focado no atendimento exclusivo ao advogado, a plataforma batizada com o nome de “E-Protesto”, pode ser acessada por meio de uma consulta ao registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a autorização ao acesso do sistema que permite a inclusão de títulos a serem protestados, acompanhamento do pagamento no período do tríduo, entre outras informações e facilidades que otimizam o tempo de cada profissional.

Para os Cartórios de Protesto, o principal benefício é a popularização do protesto eletrônico para advogados que habitualmente inserem títulos de dívida de empresas. Ganga revelou que 60% das duplicatas mercantis são recuperadas durante o tríduo e também que as dívidas recentes são mais recebíveis do que aquelas antigas, deste modo quanto mais os advogados inserirem eletronicamente os documentos de dívida no sistema extrajudicial, mais certamente poderão recuperar os créditos devidos”.

Ganga informou ainda que o site www.e-protesto.com.br, funcionará em um projeto-piloto, a partir do início de setembro em Manaus/AM para os advogados da região e, em breve, a intenção é que todos os estados brasileiros tenham este sistema como um aliado a inserção de documentos de dívida nos Cartórios de Protesto.

Fonte: www.jornaldoprotesto.com.br/home